Frete Grátis | Parcele suas compras em até 3x

Mini-séries de época

Postado em 06 April 2011

Eu adoro as mini-séries de época inglesas, principalmente as da BBC. Acho que são as mais bem feitas – a fotografia é sempre linda, o figurino e o cenário impecáveis, além dos atores serem normalmente do alto escalão britânico. Só para esclarecer, a maioria destas séries é composta de adaptações literárias, por exemplo dos livros da Jane Austen, que já tiveram inclusive várias versões, tanto de filmes quanto de mini-séries.

Vou listar aqui algumas que já assisti e gostei muito. E o bom é que grande parte dekas está disponível em DVD  e à venda em grandes livrarias, como a Cultura, Fnac, etc.

1. Orgulho e Preconceito (1995), de Jane Austen – não vou dizer que é a minha preferida, mas foi uma das primeiras séries que assisti e também virou uma das mais famosas, principalmente pela atuação clássica de Colin Firth que estava bem novinho (e muito bonito) no papel do Mr. Darcy. Para quem não sabe, ele faz o Darcy no Diário de Bridget Jones inspirado em seu papel nesta adaptação.

2. North and South (2004), Elizabeth Gaskell – é uma das minhas séries preferidas e simplesmente amei quando vi pela primeira vez.  É uma história de amor diferente das de Jane Austen, entre Margaret Hale  – jovem do Sul da Inglaterra que fala o que pensa e John Thonrton, industrial super sério do Norte. O que parece  que nunca daria certo no início acaba mudando e tudo isso no meio das questões sociais da época. A interpretação de Richard Armitage é muito comparada à de Colin Firth em Orgulho e Preconceito, para vocês terem uma ideia da qualidade!

3. Emma (2009), Jane Austena adaptação mais famosa do livro não é essa, e sim o filme de 1996, em que Emma foi interpretada por Gwyneth Paltrow. Eu nunca vi direito, e posso dizer que me incomoda um pouco o fato de uma atriz americana interpretar uma personagem inglesa. E também gosto mais de ver a série por ser mais longa e conseguir aprofundar e entrar em mais detalhes da história. De qualquer forma, Romola Garai está excelente como Emma – que conta com figurinos incríveis, tanto por parte dos vestidos quanto dos penteados.

4. Northanger Abbey (2007), Jane Austen – Esta história da Jane Austen é bem diferente das outras que seguem um padrão mais ou menos semelhante na parte romântica e no estilo. Nesta adaptação, Catherine é uma jovem que ama ler livros de aventura, romances de todo tipo e sonha em viver algo do gênero. Até que tem a oportunidade de viajar e ser introduzida na sociedade, e obviamente conhece um jovem muito interessante, Henry. E a parte principal é que ela acaba sendo convidada a conhecer Northanger Abbey, abadia que pertence à família do tal jovem e de sua irmã, de quem Catherine fica amiga.

O interessante é que os atores são bem diferentes (a Carey Mulligan, sobre quem falei em meu último post) e a narrativa da história é mais ágil, tem um jeito mais contemporâneo para quem não tem tanta paciência com filmes e séries de época, que normalmente são bem lentos.

5. Little Dorrit (2008), Charles Dickens – para fugir um pouco dos romances, Little Dorrit é uma obra de Charles Dickens que também foi muito bem adaptada pela BBC. A história puxa mais para o suspense e tem como personagem principal Amy Dorrit, jovem cujo pai está preso e endividado, mas que tem sua vida virada do avesso quando descobre-se uma herança perdida da família.

Bom, vou parar por aqui mesmo ainda tendo muitas outras mini-séries favoritas de época. De qualquer forma, estas são algumas das que mais gostei dentro das minhas favoritas.

Fotos: Reprodução


Próximos posts

0 comentários

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação.

Fique por dentro

Cadastre-se para receber nossas novidades

pesquisar em nossa loja: